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http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1837
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Os desafios do processo de curricularização da extensão nos cursos de direito: o graduando-cidadão como agente de efetivação de direitos fundamentais |
metadata.dc.creator: | Nascimento , Elis Pilon do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ricardo Goretti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Hogemann, Edna Raquel Rodrigues Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo parte da abordagem crítica de extensão universitária como comunicação, elaborada por Paulo Freire, para analisar quais seriam os potenciais caminhos para a curricularização das práticas extensionistas nos cursos de Direito, visando a formação de um graduando-cidadão na busca pela efetivação dos Direitos Fundamentais. A pesquisa é orientada pelo referencial teórico Freiriano, especialmente a categoria da extensão como comunicação da universidade com a sociedade, sendo o estudo direcionado para analisar criticamente o paradigma da educação bancária, sua predominância no histórico dos cursos de Direito e sua influência na extensão universitária, objetivando analisar como a formação do graduando em Direito pode contribuir para a efetivação dos Direitos Fundamentais na sociedade. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o dedutivo, essencialmente por meio de levantamento bibliográfico e documental. Para tanto, em um primeiro momento, identificou-se os problemas relacionados à educação jurídica, a partir de um escorço histórico de sua formação, bem como o contexto de inserção da extensão universitária e suas bases normativas. Posteriormente, a extensão universitária foi analisada sob o enfoque da formação humanística dos estudantes de Direito, principalmente a partir da Resolução CNE/CES nº 07/2018. Em momento seguinte, são então analisadas as possibilidades para a curricularização das atividades extensionistas nos cursos de Direito, a partir da extensão como comunicação, tal qual proposta por Paulo Freire, estabelecendo as relações dessa proposta com a Resolução CNE/CES nº 05/2018, que estabelece as Diretrizes Nacionais dos Cursos de Direito no país. Por fim, entendeu-se que é preciso romper com as bases do ensino bancário, promovendo uma educação baseada no tripé indissociável composto pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão. Desta forma, questões como cidadania, participação social, acesso à justiça e promoção dos direitos humanos são discutidas no contexto da educação jurídica. Além disso, são apresentadas reflexões sobre como a integração da extensão no currículo pode ampliar a visão dos estudantes e capacitá-los para atuarem de forma mais comprometida com a justiça social e o respeito aos direitos fundamentais, sendo eles um instrumento para o rompimento do senso comum teórico dos juristas, que se apresenta como uma conformação de conceitos e paradigmas impostos à sociedade. Por meio de uma análise crítica e propositiva, fomenta-se a busca de subsídios para a melhoria da educação jurídica no Brasil, destacando a importância da formação do graduando-cidadão como agente de transformação e promoção da cidadania. Ao final, são apresentadas propostas de possíveis caminhos para aprimorar o processo de curricularização da extensão, visando uma formação mais completa e engajada dos futuros profissionais do Direito. |
Resumen : | This study is based on Paulo Freire's critical approach to university extension as communication, to analyze potential paths for the curricularization of extension practices in Law courses, aiming at the formation of a graduate-citizen in the pursuit of the realization of Fundamental Rights. The research is guided by Freirean theoretical framework, especially the category of extension as communication between the university and society. The study critically examines the banking education paradigm, its prevalence in the history of Law courses, and its influence on university extension, aiming to analyze how the education of Law graduates can contribute to the realization of Fundamental Rights in society. The method used for the development of the research was deductive, primarily through bibliographic and documentary research. Initially, problems related to legal education were identified, based on a historical overview of its formation, as well as the context of university extension and its normative bases. Subsequently, university extension was analyzed from the perspective of the humanistic formation of Law students, mainly based on Resolution CNE/CES No. 07/2018. Following this, possibilities for the curricularization of extension activities in Law courses were analyzed, from the perspective of extension as communication, as proposed by Paulo Freire, establishing the relations of this proposal with Resolution CNE/CES No. 05/2018, which establishes the National Guidelines for Law Courses in the country. Finally, it was understood that it is necessary to break away from the foundations of banking education, promoting an education based on the inseparable tripod of research, teaching, and extension. Thus, issues such as citizenship, social participation, access to justice, and the promotion of human rights are discussed in the context of legal education. Furthermore, reflections are presented on how the integration of extension into the curriculum can broaden students' perspectives and enable them to act more committedly towards social justice and respect for fundamental rights, serving as an instrument for breaking the theoretical common sense among jurists, which is presented as a conformity of concepts and paradigms imposed on society. Through a critical and propositional analysis, the study fosters the search for subsidies to improve legal education in Brazil, highlighting the importance of forming graduate-citizens as agents of transformation and promotion of citizenship. Finally, proposals are presented for possible ways to enhance the process of curricularizing extension, aiming at a more comprehensive and engaged education for future Law professionals |
Palabras clave : | Resolução CNE/CES nº 05/2018 Extensão universitária Educação jurídica Graduando-cidadão Direitos fundamentais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Faculdade de Direito de Vitoria |
metadata.dc.publisher.initials: | FDV |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 2 |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Citación : | NASCIMENTO, Elis Pilon do. Os desafios do processo de curricularização da extensão nos cursos de direito: o graduando-cidadão como agente de efetivação de direitos fundamentais. Orientador: Gilsilene Passon Picoretti Francischetto. 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
URI : | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1837 |
Fecha de publicación : | 25-jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações |
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