Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1801
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A exploração da vulnerabilidade psicológica do consumidor como mecanismo de dominação pelos influenciadores digitais
metadata.dc.creator: Almeida, Manuela Machado de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Renata Helena Paganoto
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetiva examinar de que maneira os influenciadores digitais contribuem para a ampliação da vulnerabilidade psicológica do consumidor, levando- o a um consumo exacerbado e cada vez menos consciente. Este estudo aborda debates acerca da responsabilização dos influenciadores digitais, além de analisar casos concretos de transgressões que prejudicaram os consumidores. Analisou-se, portanto, como a vulnerabilidade do consumidor é patente no âmbito das redes sociais, especialmente e com enfoque na vulnerabilidade psicológica. Portanto, este trabalho propõe uma reflexão acerca da vulnerabilidade psicológica do consumidor, que não recebe tanta ênfase e destaque quanto outras espécies de vulnerabilidade, mas possui significativa importância no contexto da sociedade contemporânea, sobretudo por conta do advento da internet e das redes sociais
Resumen : This research aims to examine how digital influencers contribute to increasing consumers' psychological vulnerability, leading them to exacerbated and increasingly less conscious consumption. This study addresses debates about the accountability of digital influencers, in addition to analyzing specific cases of transgressions that harmed consumers. Therefore, we analyzed how consumer vulnerability is evident in the context of social networks, especially with a focus on psychological vulnerability. Therefore, this work proposes a reflection on the consumer's psychological vulnerability, which does not receive as much emphasis and prominence as other types of vulnerability, but has significant importance in the context of contemporary society, especially due to the advent of the internet and social networks
Palabras clave : Vulnerabilidade psicológica
Mecanismo de dominação
Influenciadores digitais
Consumidor
Consumo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citación : ALMEIDA, Manuela Machado de. A exploração da vulnerabilidade psicológica do consumidor como mecanismo de dominação pelos influenciadores digitais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1801
Fecha de publicación : 1-jul-2024
Aparece en las colecciones: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Manuela Machado de Almeida - ok.pdf412.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.